Mirante da Cascata dos Amores

No caminho entre Bento Gonçalves e Pinto Bandeira, o Mirante da Cascata dos Amores é ponto obrigatório de visita. Uma breve parada para apreciar a vista da cascata e fazer uma foto especial. Não deixe de fotografar o próprio mirante, que é  lindo inclusive à noite, quando está iluminado.

Foto e texto: http://viajantemaduro.com.br/

__________________

Ponte de Pedra sobre o Rio Vinte

Diante das dificuldades enfrentadas pela população de Pinto Bandeira para comercializar com os municípios de Antônio Prado e Vacaria, localizados do outro lado do Rio das Antas, em 1917 a população se uniu para abrir uma estrada que ligasse o distrito até o rio.  Com a ajuda de uma balsa, alcançavam o outro lado do rio e assim poderiam comercializar seus produtos.

A estrada começou a ser aberta onde hoje localiza-se o cemitério central do município e alcançou um percurso de aproximadamente 6 km.

Próximo ao Rio da Antas, os trabalhadores encontraram um obstáculo que os impedia de continuar a obra. Passava ali outro rio menor, o chamado “Rio 20”,  que mais adiante deságua no Rio das Antas. mas que os impedia de continuar ali uma estrada.  Resolveram, então, construir uma ponte. Com a necessidade de ser resistente, escolheram pedra como matéria-prima, material encontrado com facilidade na região.

Em 1918, as obras começaram. A construção da denominada Ponte de Pedra exigiu dedicação e esforço dos trabalhadores, haja vista que foi construída em pedra maciça.  A retirada do local de origem e o entalhamento das pedras foi todo realizado à mão, apenas com o suporte de martelos e picaretas.  O transporte do material até a ponte era feito com carrinhos de mão ou com a ajuda de carroças.

Após 6 anos de muito trabalho, dedicação e esforço conjunto, em 1924 os bravos homens viram sua magnifica obra concluída.

A ponte toda talhada em pedra maciça tem aproximadamente 3 metros de extensão, 4 metros de altura do seu topo até o rio. Sua parte inferior tem o formato de arco – da parte mais alta de seu arco até o rio temos aproximadamente 3 metros de altura.

É uma grande obra que se esconde em meio a natureza, com um rio de águas calmas que corre embaixo dela, e logo adiante se torna gigante ao se encontrar com as águas do conhecido Rio das Antas.  Já foi cenário de books fotográficos,  de amadores, mas serve principalmente de local de convivência entre os moradores de Pinto Bandeira e arredores, que se reúnem nos finais de semana no lugar para degustar um bom churrasco com amigos.

Foto e texto: http://viajantemaduro.com.br/

__________________

Ponte de Ferro de Nova Roma do Sul

Localizada no distrito de Nova Roma do Sul, vizinho de Pinto Bandeira, as obras da Ponte de Ferro  foram iniciadas em novembro de 1928, durante o governo de Getúlio Vargas. Após uma parada na Ponte de Pedra, vale  a pena conhecer a obra histórica.

Inicialmente, foi construído um pilar de 22 metros de altura no meio do Rio das Antas. Os blocos de pedra basáltica foram fornecidos por duas pedreiras localizadas uma em cada margem do rio e as barras de ferro eram produzidas na oficina da Viação Férrea do Estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Garibaldi, e transportadas por trem até Farroupilha na antiga estação férrea Nova Vicenza. De lá, eram levadas em caminhões até o rio.

Foto e texto: http://viajantemaduro.com.br/

__________________

Colheita de Frutas da estação

Enólogo de mulher colhendo uvas para vinho | Foto Premium

Durante a colheita da Uva, pêssego e ameixa, que acontece no início de todos os anos, você pode ter a experiência de colher as frutas direto da plantação.

Disponível através de agendamento prévio, consulte-nos!